Menu

Como a formação em Engenharia de Redes contribui para o dia-a-dia de uma Startup

por Roberto Braga – Eng. de Redes de Comunicação

 

Muitas vezes, durante uma graduação, nos perguntamos: como irei aplicar os conhecimentos adquiridos numa futura profissão? Será que as disciplinas que estou cursando efetivamente contribuirão para os desafios que enfrentarei? Hoje, prestes a completar 10 anos de formado, gostaria de compartilhar a minha visão sobre como a Engenharia de Redes contribui, dia a dia, para a minha jornada profissional.

bxblue, empresa da qual sou um dos fundadores, é um comparador de empréstimo consignado. O empréstimo consignado, por ter parcelas descontadas em folha de pagamento, tem baixas taxas de inadimplência, o que permite aos bancos praticarem as taxas de juros mais baixas do mercado para empréstimos pessoais.

Na empresa, sou responsável pelas iniciativas de marketing, coordenando as nossas iniciativas para atrair clientes nos mais diversificados canais: publicidade na busca do Google e no feed do Facebook/Instagram, email marketing, parcerias e inclusive marketing em mídias tradicionais. Apesar da graduação em Engenharia de Redes não ter foco em disciplinas relacionadas ao marketing, uso no dia-a-dia inúmeros conhecimentos adquiridos nas salas de aula da UnB.

Analisar números para tomar decisões é, certamente, algo essencial para o profissional de marketing digital que aprendi na graduação. Para decidir onde e como investir nosso orçamento de marketing, consumimos diversas fontes estatísticas que, associadas, nos permitem fazer análises e decidir por alocações interessantes. Por exemplo: sabemos, com boa precisão, quanto custa trazer um cliente pelos nossos diversos canais e se estamos sendo lucrativos ou não a cada momento. A sobreposição desse cálculo de múltiplas variáveis nos permite tomar decisões estratégicas e aproveitar bem as oportunidades.

No tocante às disciplinas mais tradicionais da formação de engenheiro de redes, aquelas voltadas ao desenvolvimento de software certamente fazem parte da rotina de uma startup. Não apenas o desenvolvimento puro de aplicações, mas gerenciamento de projetos e, em especial, metodologias ágeis de desenvolvimento, nos ajudam a ser eficazes no problema que escolhemos resolver para que consigamos oferecer uma melhor experiência para nossos clientes ao contratar crédito.

Contribuo ainda para todo nosso processo antifraude, onde as disciplinas relacionadas à segurança da informação são essenciais. Desenvolvemos na bxblue um procedimento de segurança inovador, onde utilizamos videocontratos para formalizar os empréstimos. Isso nos permitiu eliminar o papel, gerando economia de processo com uma suscetibilidade consideravelmente menor de fraude.

Encaro hoje a Engenharia de Redes como uma formação ampla, sólida e flexível para preparar o profissional para o mercado de tecnologia. Temos egressos no nosso time e temos satisfação em saber que a boa formação nos engrandece como empresa.