Menu

Curso

 

Fluxo Habilitação Atendimento


Como funciona a Internet? Como transmitir informações por uma fibra óptica? Como projetar um sistema celular? Quais os pontos fortes e fracos de um sistema criptográfico? Como funciona um sistema de TV digital? Quais os princípios do sistema de classificação de informação do Google? No curso de Engenharia de Redes de Comunicação você aprende a responder a essas perguntas.

O Engenheiro de Redes de Comunicação domina as diversas perspectivas das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC), desde a transmissão da informação pelo meio físico, passando pelos protocolos de comunicação, até a camada de aplicação. Para isso, o estudante recebe uma formação interdisciplinar sólida em áreas da Engenharia Elétrica, das Telecomunicações e da Computação, que o prepara para atuar em uma realidade de contínua evolução tecnológica.

O Curso na UnB

Os alunos estudam, desde o início do curso, disciplinas da área, ao mesmo tempo em que cursam as do ciclo básico, como matemática e física. As específicas de redes envolvem aspectos teóricos e práticos e incluem desde o conhecimento dos equipamentos e dos protocolos de comunicação, até o projeto, implantação, desenvolvimento de aplicações, conteúdo, gerência e segurança de rede nos mais diversos ambientes.

Infraestrutura e Atividades Extra-curriculares

Exercícios práticos são realizados nos laboratórios de sistemas digitais, eletrônica, arquitetura de computadores, redes ópticas e sem fio, segurança da informação, gerência de redes, dentre outros. A infraestrutura associada ao curso inclui “clusters” computacionais de altíssimo desempenho e um centro de armazenamento de dados com capacidade de centenas de terabytes. Os alunos do curso podem participar também de atividades extra-curriculares, que incluem projetos de iniciação científica e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com grandes empresas públicas e privadas, tais como Dell, Ericsson, Intel, Petrobrás, HP e Banco do Brasil.

Avaliação do curso

O curso de Engenharia de Redes de Comunicação da UnB tem recebido as melhores avaliações (conceito máximo – 5 estrelas) no âmbito do ENADE/MEC e do Guia do Estudante (editora Abril).

 

Atendimento

Voltar Fluxo Habilitação

    Horário de Atendimento da Coordenação do Curso aos Alunos
    Horário SEG TER QUA QUI SEX
    10:30 – 11:30 Prof. Georges (Sala nº 5) Prof. Georges (Sala nº 5)
    14:30 – 15:30 Prof. Georges (Sala nº 5) Prof. Georges (Sala nº 5)

 

  • Demais horários a serem agendados via email: georges@unb.br

 

    Horário de Atendimento da Coordenação de Estágios aos Alunos
    Horário Agendamento
    A Definir Prof. Flavio

 

  • A serem agendados via email: flavioelias@unb.br

 

Fluxo

Voltar Habilitação Atendimento

Listagem de Fluxos

Cadeias Seletivas para Fluxo Antigo em 2016.2
Código Disciplina Requisitos Vigência
1 108529
108537
108600
Redes de Telecomunicações
Laboratório de Redes de Telecomunicações
Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas
E
OU
2016.2
2 113140
169595
170801
167266
Redes Sem Fio
Comunicações Ópticas
Comunicações Móveis
Teoria da Informação
OU
OU
OU
2016.2
3 113522
113930
Métodos Matemáticos da Física
Introdução à Teoria dos Grafos
OU 2016.2
4 169650
208833
Redes de Comunicação de Dados
Redes Locais
OU 2016.2

Habilitação

Voltar Fluxo Atendimento