Internacionalização
Programa CAPES/Brafitec
É uma parceria universitária entre escolas de engenharia do Brasil e da França.
O programa consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.
O Departamento de Engenharia Elétrica possui projetos com a REDE AMPÈRE que engloba 7 escolas francesas, CPE Lyon, ENSEA, ENSEIRB-MATMECA, ENSICAEN, ENSTA Bretagne, Télecom Physique Strasbourg e Télecom Saint-Etiènne, que possibilita estágios, cursar disciplinas e, para algumas delas, alcançar a dupla diplomação.
Os projetos normalmente envolvem as áreas de Telecomunicações e Eletrônica e todos os alunos do curso de Engenharia de Redes de Comunicação podem pleitear sua participação.
O programa oferece, em média, 3 bolsas por ano, após processo de seleção realizado em meados do primeiro semestre de cada ano1. Os requisitos mínimos são:
- Estar cursando, no mínimo, o sexto período de seu curso e ter obtido, pelo menos, 50% do total de créditos do quinto período;
- Não estar no último ano do seu curso e não ter cursado mais de 80% do total de créditos do curso;
- Demonstrar competência na língua francesa, nos termos exigidos pela CAPES.
- Possuir um coeficiente de rendimento (IRA) igual ou superior a 4.0.
N.B: Os acordos são renovados ou re-submetidos periodicamente e dependem da aprovação da CAPES para a contínua oferta de bolsas.